Início

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Violência e Consciência

Por William Shinoda

O Vazio existencial é um problema contemporâneo e social de difícil diagnóstico e tratamento, que pode afetar diversas pessoas independente de cor, sexo, idade ou classe social.
Vivemos no século XXI, era de grandes avanços em diversas áreas, com isso passamos a ter uma rotina bem diferente das rotinas de séculos anteriores. Essa vida agitada e dinâmica que levamos tem afetado diretamente as nossas relações afetivas, tornando-nos mais materialistas, mais preocupados com os aspectos exteriores e dotados de um vazio existencial.
Essas características já existiam em sociedades anteriores, mas na nossa, elas se intensificaram criando uma sociedade mais desumana, competitiva e acirrada. Não é raro hoje em dia, nos depararmos com a falta de amor ao próximo, o preconceito, a desigualdade e a injustiça. Todas elas são formas de violência ocasionadas, na maioria das vezes, pelo vazio existencial.
Qualquer um pode ser uma "vítima" desse problema psicológico e levar uma vida normal, sem que ninguém o perceba. Cabe a esta pessoa reconhecer seu estado e tratar-se. Caso contrário, as violências que este individuo venha a cometer, reforçadas por uma impunidade, voltarão a acontecer, seja uma injustiça, uma ofensa, uma agressão física/moral ou homicídio, enfim.
Se as pessoas dotadas desse problema tivessem consciência disso através de informação à respeito do assunto, muitos dos casos de homicídio, suicidío, violência contra a mulher, idoso ou criança, bullying e preconceito reduziriam.Ou seja, o tratamento já começa com uma reflexão e uma boa conversa com alguém confiavél.
É comum em nossa sociedade, pessoas que sitam muito sozinhas, injustiçadas, sem valores nem respeito. Isso é um vazio existencial presente em alguns, mas quase ninguém o percebe. Senão diagnósticado e tratado, esse problema pode refletir nas ações dessas pessoas. É daí que surgem os diversos tipos de violência, que são cada vez mais praticadas.
É preciso uma nova metodologia de ensino nas escolas, para que esse e outros assuntos possam ser transmitidos aos jovens desde cedo, afim de conscientizar toda uma nova geração. Pois todos os malefícios do vazio existencial não serão totalmente erradicados, mas podem ser bastante reduzidos, através de uma poderosa ferramenta humana chamada Educação.

domingo, 18 de dezembro de 2011

uma bela reflexãode final de ano.


Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

Luís de Camões

Dez maneira de amar a nós mesmo.

1 - Disciplinar os próprios impulsos.

2 - Trabalhar, cada dia, produzindo o melhor que pudermos.

3 - Atender aos bons conselhos que traçamos para os outros.

4 - Aceitar sem revolta a crítica e a reprovação.

5 - Esquecer as faltas alheias sem desculpar as nossas.

6 - Evitar as conversações inúteis.

7 - Receber o sofrimento o processo de nossa educação.

8 - Calar diante da ofensa, retribuindo o mal com o bem.

9 - Ajudar a todos, sem exigir qualquer pagamento de gratidão.

10 - Repetir as lições edificantes, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, perseverando no aperfeiçoamento de nós mesmos sem desanimar e colocando-nos a serviço do Divino Mestre, hoje e sempre.

André Luiz e Chico Xavier: Paz e Renovação.

Textro extraido do blog de Ivan Cézar, grande blogueiro e palestrante espírita. Segue abaixo o link do blog para os interessados:

http://www.espacoholistico.blogspot.com/