Início

sábado, 3 de julho de 2010

E todo é resto depois da copa!

Todo mundo ficou triste com a derota do Brasil na copa do mundo, isso é fato, e muitos criticaram o Dunga, até uma colega minha colocou no seu twitter: Seleção brasileira: 1 Dunga, 11 sonecas e 192 milhões de zangado! Outro falou que futebol é que nem sexo, um dia você faz outro dia você leva! KKKK...

Mais o importante não é perder a cabeça e jogar melhor no próximo mundial, que por sua vez nós os "melhores" sediaremos e voltaremos com a esperança do hexa.

Abaixo para nos livrar-mos do tema da copa do mundo, segue uma crônica do artista plástico e publicitário Carlinio França, é uma das fantásticas Crônicas da Ribeira, que se tudo der certo se tornará livro em breve e ajudarei a prepará-lo.


Boa leitura a todos!



_____________________________________________________________________________

Primeiro de abril de 1964


Na Praça General Justo, acordava-se como som de Altemar Dutra vindo da radiola do clube dos operários da Companhia de Navegação Bahiana. Ao longe o skyline de Plataforma ainda pouco habitada, os navios em reparos, o esqueleto do barco afundado à espera de nossas aventuras, a praça cheia de árvores com o surto de insetos à época apelidados de “lacerdinhas”... Depois as lotações, o ponto do ônibus elétrico e a feira...
Nos imensos passeios do Bairro, as famílias à tardinha armavam cadeiras de lona, tipo diretor, com listras coloridas ou então a novidade da época; cadeiras e poltronas de ferro com tiras de plástico, cinzeiros de pé enrolados com o mesmo material e até mesmo porta revistas repletas de Diário de Notícias, À tarde, Jornal da Bahia, O Cruzeiro ou Manchete. Ali o papo corria solto, comia-se bolo com guaraná Fratelli-Vita ou caçulinha, olhava-se as estrelas o luar, e se vigiava os casais de namorados que iam e viam de mão dada pelo passeio, ou fofocava-se sobre outros mais “libertinos” que se amassava na balaustrada que separava o largo do mar e do estaleiro.
Nesse clima toda a cidade baixa formava seu caldo cultural, desde o início do século, com as suas casas de veraneio construídas pela classe média com argamassa de óleo de baleia e pedras do mar.
Naqueles dias tarde e noites, o João Florêncio Gomes e O Pio XXII, viviam grande agitação promovida pelo movimento estudantil. Deveria ser gente ligada á Jec (Juventude Estudantil Católica), e como diziam na época outros perigosos comunistas.



E várias vezes víamos os estudantes em passeata ocuparem o largo da Ribeira ou passar em caminhadas com faixas, bandeiras, e megafone. Eu achava tudo bonito. Era animado e colorido
E tocam conversas sobre Mário Lima, o perigo vermelho, sobre o padre, provavelmente comunista da nossa paróquia, e os estudantes “cubanos”, “russos” e até “chineses” infiltrados nas escolas. Tia Eliete e tio Tomás relatavam a agitação dos estudantes também no Rio de Janeiro, que havia visitado há pouco!
Naquela tarde quase noite, passou uma passeata imensa, e eu achei linda! Tinha muitas faixas e bandeiras das escolas, da Une, do Brasil... Veio em sentido contrário às anteriores: do Rex para a Penha, indo provavelmente para os comícios. Mais tarde ouvimos explosões e pipocos. E Daduca, vizinha de porta comentava com Mãe Nitinha, são os estudantes agitando... De repente fez-se breu, luzes, apenas das estrelas, e em meio à penumbra dois milicos de roupa cáqui e aquele capacete branco com um raio do pelotão de choque, armados com metralhadoras ina, partiram furiosos em nossa direção.
Nem sei como entrei em casa. A sensação que ainda trago é de ter sido passado de mão em mão sem tocar o solo por papai, por minha mãe e meus primos. Deu tempo de trancar o portão de ferro, depois o de madeira a porta da varanda e escutar os vizinhos aterrorizados fechando os janelões, e o silêncio do medo tomaram a todos. E em silêncio ficamos, até que um par de soldados bateu com a metranca na nossa janela e solicitou a presença do responsável pela casa. Meu pai esgueirou-se pela fresta e travaram o seguinte diálogo: Boa noite, não precisava se assustar! Não queremos fazer nada com vocês. Liguem o rádio e escutem as notícias, a partir de hoje toque de recolher às 18 horas! Está proibido se reunir no passeio. Estamos em estado de sítio. E retiraram-se.
Só recolhemos as cadeiras e os cinzeiros pela manhã.

Os jornais e revistas foram “sumidos”, e o nosso sono interrompido pelas marchas militares e o pronunciamento dos generais e hinos marciais. José Reinaldo de Carvalho deve ter vivido o mesmo ou até participado do movimento, prenunciando o seu futuro de resistente a ditadura e de um dos maiores quadros da esquerda brasileira, o Zé da Vila Anita, viria a ser exilado como Membro do CC do Partido Comunista do Brasil na Europa!
Durante muitos anos nossa rotina de reuniões no passeio ficou suspensa. Quebrou-se a magia da cidade baixa. Veio o medo do outro. O medo de tudo.
Para mim, que aos quatro anos vi, escutei e vivi a cena ficou marcada a tatuagem. O ódio aos militares e meu futuro como homem de esquerda nascia da supressão do prazer de compartilhar a liberdade de ir e vir e ver a vida em movimento.


Carlinio França

0 comentários:

Postar um comentário