Início

sábado, 7 de janeiro de 2012

Os Desafios no Combate a Corrupção


Por William Shinoda


A difuculdade de combater a Corrupção
na atualidade pode ser definida como sendo a resistência, oferecida pelos criminosos ou pelo sistema político-econômico do país, em punir todos aqueles que utilizam seus poderes e influências para obter uma vantagem ilícita.
A impunidade é uma das principais causas do obstáculo encontrado na luta contra este crime. É justamente a falta ou deficiência da punição que estimula os criminosos a continuarem com a prática dos delitos.
O Poder econômico também influencia os infratores na contínua prática da violação da moral vigente, uma vez que a a maioria deles possui um elevado poder aquisitivo que lhes proporcionam uma melhor "defesa" contra as possíveis denúncias, queixas e ações judiciais.
Outra causa, e não menos importante, é a fragilidade da legislação brasileira, pois ela não possui claras leis que caracterizam este crime e evidenciam sua punições aos culpados, assim, os corruptos utilizam "esta fraqueza" da legislação vigente para promoverem seus argumentos de defes e saírem impunes.

Uma das melhores formas de se combater a corrupção é punir severamente aqueles que erraram através de investigações rápidas e aprofundadas das supostas ocorrências e, caso estas seja confirmadas, imposição de penas mais auteras e inflexíveis.
Neste 2012, esperamos que o país se desenvolva também neste importante setor: o judiciário, através de investigações e punições que possam marcar este ano como um período mais justo e igualitário para todos, superando o plano dos sonhos e da propaganda.
Vale frisar que um maior controle sobre as ações e dinheiros públicos é essencial para a política de transparência necessária à luta contra esta falácia que mancha os papéis da Constituição Brasileira.




0 comentários:

Postar um comentário