Início

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A resposta de João

Mandei um E-mail para um amigo meu. João Justiniano da Fonseca, consagrado escritor e grande poeta ainda vivo, no plano de seus 90 ano de idade - e bem vivido- meu amigo João mandou uma resposta para mim que me emocionou até a alma.
Vejam a baixo o e-mail mandado e a resposta de João:

As coisas em ordem...


Os grandes antigos, quando queriam propagar altas virtudes, punham seus Estados em ordem.

Antes de porem seus Estados em ordem, punham em ordem suas famílias.

Antes de porem em ordem suas famílias, punham em ordem a si próprios.

E antes de porem em ordem a si próprios, aperfeiçoavam suas almas, procurando ser sinceros consigo mesmos
e ampliavam ao máximo seus conhecimentos.

A ampliação dos conhecimentos decorre do conhecimento das coisas como elas são
(e não como queremos que elas sejam).

Com o aperfeiçoamento da alma e o conhecimento das coisas, o homem se torna completo.

E quando o homem se torna completo, ele fica em ordem.

E quando o homem está em ordem, sua família também está em ordem.

E quando todos os Estados ficam em ordem, o mundo inteiro goza de paz e prosperidade.

Confúcio

Resposta de João:

Um brinde Ramon, um brinde.
O mundo cresce com a multiplicação dos povos. Muitos pensam, muitos procedem e as opiniões se desencontram. A parir daí os atritos, as guerras, o mal querer de uns aos outros cada qual buscando arrumar o seu. O MUNDO VAI AOS POUCOS SE FAZENDO EM CAOS.
Creio no destino do bem para o homem e porque o creio penso que pode-se modificar. Duas vias enxergo para isso: a escola e o .livro. Enquanto a escola é a tribuna da grandeza de um povo, o livro é alma.
Estou no fim. Modestamente, pelo livro ofereci minha parte. Não alcancei a tribuna. Pense nisso e se fixe no fato de que cada qual dos que crêem pode oferecer alguma contribuição. Busque o maior e melhor pensando não em si apenas, não somente nos familiares e amigos, sim na comunidade. E vá em frente:

GRANDEZA HUMANA

Em 14-08-91.

Não me dirás que a pedra no caminho

tem força de impedir tua passagem.

Nem me dirás impraticável, nunca,

ir ao fim do caminho ou da mensagem.

Não me dirás que o tempo é inimigo

e a idade rói a força do viver.

Não falarás, jamais, dos impossíveis,

nem mostrarás aos outros teu sofrer.

Estenderás a tenda e servirás

sem ver o rosto ao beneficiário,

esperando que alguém te siga o exemplo.

De certo irás triunfante ao teu destino,

terás um riso e um canto à tua espera,

o abraço de um amigo ao fim da estrada.

Nunca o mundo será dos deuses nem será do diabo. Há ser sempre um pouco de tudo. Busque-se fazer que o bem prevaleça.
Vai um abraço.

João Justiniano

0 comentários:

Postar um comentário