Início

segunda-feira, 29 de março de 2010

Uma mulher chamada Loreta!


Loreta Kiefer Valadares nasceu em Porto Alegre (RS), em 1943, e, aos seis anos, com a transferência de emprego de seu pai, Curt Kiefer - judeu-alemão fugitivo da perseguição nazista-, mudou-se para Salvador (BA). Em 1961 ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia interrompendo o curso, contudo, alguns meses depois, para um estágio nos Estados Unidos. Desencantada com a situação social encontrada na América, retorna ao Brasil, em 1962, ingressando no recém criado Movimento Estudantil de Ação Popular (AP).
A mudança para São Paulo, onde a AP desejava criar bases sólidas, ocorreu em 1966, mesmo ano em que se diplomou. No ano seguinte, 1967, com Carlos Valadares – de quem se tornaria esposa em 1968-, rumou para Contagem- onde atuou junto ao operariado-e, de lá para Mata da Jaíba, também em Minas Gerais, atuando agora junto aos camponeses/as.
Presa com muitos/as outros/as companheiros em 1969, após retornar a Belo Horizonte, como conseqüência do recrudescimento político instaurado no país, após a promulgação em dezembro de 1969, do Ato Institucional nº 5 (AI5), pelo Governo Militar, manteve-se firme diante dos longos e cruéis interrogatórios aos quais era submetida. Desse período, a terrível lembrança de uma noite na qual foi levada ao pátio do 12º Regimento da Infantaria, por seus algozes, para que assistisse ao cruel espancamento do marido, amarrado pelas mãos e pés.
Libertada em maio de 1970, retorna a São Paulo e retoma contato com a AP, seguindo para Recife, descobrindo, em meados de 1971, ser portadora de um sério problema cardíaco- que lhe reduzia em 40% a capacidade cardiocirculatória-, agravado pelas condições as quais fora submetida no cárcere. Retornando a capital paulista para tratamento, foi no ano seguinte, 1972, condenada a três anos de prisão e, durante cinco anos experimentou a cassação dos direitos políticos. Seguindo orientação do Partido Comunista do Brasil (PC do B), ao qual se filiara, parte para a Argentina e, de lá para a Suécia, onde ao lado do marido atua em movimentos de solidariedade aos povos da América Latina.
Em seu retorno ao Brasil, 1980, torna-se professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, assim permanecendo até aposentar-se anos depois. Com a saúde bastante debilitada, cansava-se enormemente em atividades como caminhar e fazer pequenos movimentos, com por exemplo pentear os cabelos. Ao falecer deixou como resultado de sua trajetória- além do testemunho de vida-, uma enorme contribuição ao movimento de mulheres e de luta para a conquista e garantia dos direitos humanos no país.
Loreta que se tornou mais conhecida, após a publicação do livro As Moças de Minas, de Luiz Manfredinni, em 1989, onde ela está incluída. Também empresta seu nome, desde 2005, ao Centro de Referência Loreta Valadares - Prevenção e Atenção a Mulheres em Situação de Violência (CRLV), primeiro do estado e conquista do movimento de mulheres, que funciona na cidade de Salvador. Resultado de articulação e parceria entre os governos municipal, estadual e federal, e inaugurado em 25 de novembro de 2005, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, tornou-se em 2008, parte integrante da estrutura da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM).
Também na Bahia, em Vitória da Conquista, a Câmara Municipal instituiu em 2008, o título Mulher Cidadã Loreta Valadares, destinado a mulheres que se destaquem nas ações em defesa da causa feminina e o PCdoB baiano, partido a qual ela pertencia, deu seu nome a Escola de Formação criada com o objetivo de intensificar a troca de conhecimentos entre os militantes comunistas do estado da Bahia e propagar as idéias revolucionárias de Marx, Engels, Lenin entre outros, trilhando caminhos rumo à Revolução.
Loreta faleceu aos 61 anos, em 2004, na Bahia.

Quando eu me for

Quando eu me for
(se eu me for)
Vão até onde eu não fui
Caminhos do ilimitado
A face inédita do futuro
Sem fronteiras
Sem inimigo

Encontremos meios da liberdade
e vão tão longe quanto possam
Limiares de um outro mundo
Sem oprimidos
Sem classes
E quando as novas veredas do socialismo forem percorridas
lembrem-se de que fui até o impossível freio
(Só que me faltou o tempo)

1994, do livro Ecos do Tempo.

Loreta Kiefer Valadares

Referência: http://www.mulher500.org.br/acervo/biografia-detalhes.asp?cod=815


______________________________________________________________________________________


Novidades.

Gente foi olhar hoje meu e-mail no yahoo, e vi uma matéria interessantíssima, os 10 lugares mais perigosos para se visitar. Segundo o site LISTVERSE o lugar mais perigoso para se visitar é a ilha da queimada grande, que fica a 35 km da orla de São Paulo, no Brasil.

Deixo aqui o link do site, que além dessa matéria têm outras interessantes também.

http://listverse.com/

Obs. O site é em inglês. Detalhes usem o tradutor Google, que é eficiente, e eu usei.

Abraços a todos.


Acontecimentos



Essa semana foi muito creia para mim, além de provas na escola, houve muitos acontecimentos, entre eles, o julgamento dos Nadorni. Que a justiça levou quase dois anos para condenar a prisão de quem o Brasil já sabia. Ainda me lembro como a mídia acompanhou o fato e a polemica que chocou o país.

***

No dia 25 de março, o PCdoB ( Partido Comunista do Brasil), fez 88 anos, fundado em 25 de março de 1922, por dez companheiros e ao longo do tempo, tem cerca de quase 300 mil militantes. Seu símbolo é uma foice e um martelo cruzados, em amarelo, sobre fundo vermelho. É o partido mais antigo que continua em atividade, e que passou por várias pressões, dentre as quais, a ditadura militar e a guerrilha do Araguaia. Baseado no marxismo-leninismo. E na luta por melhorias na Brasil. VIVA!!!

***

Sim, ele era “coroa”. Estou falando do Renato Russo, nosso mestre que se estivesse vivo 27 de março completaria 50 anos. Com certeza todos os legionários ouviram suas músicas nesse dia.

***

Na sexta-feira 26/03 vi na TV o programa especial sobre a vida e a obra de Chico Xavier, grande homem, grande ser - humano melhor que muito papa que só vive do luxo a custa dos fiéis. O que mais admirava em Chico eram suas simplicidades, em doar seus bens autorais a instituições de caridade, estarei em eventos essa semana ao seu centenário.

***

29 de março é uma data especial, Salvador faz 461 anos, comemora-se o aniversario da primeira capital do país. È o 88° dia do ano, no calendário gregoriano, e o 89° no calendário dos anos bissextos, faltam 277 dias para o termino do ano. Curitiba, Paraná, foi fundada por Matheus Leme. Em 1835 nascia Emil Odebrecht, um pioneiro dessa família. Em 1907, nessa mesma data, nascia Braguinha grande compositor brasileiro. Assim 29 de março nasciam grandes estrelas, como Jorge Fernando, diretor teatral, Pedro Bial, apresentador, também morriam Carl Orff, compositor alemão,Jessé, cantor e compositor, o jornalista Armando Nogueira, saudades!

Falo isso por que nesse dia faço aniversário, nunca gostei do meu, mais esse ano é muito especial, faço 18 anos.


Abraços a todos.


Ramon Morays

0 comentários:

Postar um comentário