Início

domingo, 11 de abril de 2010

Refrigerante pode causar tantos danos ao fígado quanto a bebida

O GLOBO- Publicada em 19/03/2010

Um estudo divulgado essa semana pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostra que os refrigerantes podem ser tão ruins para o fígado quanto as bebidas alcoólicas. O vilão é o xarope de frutose de milho, presente em quase todas as bebidas açucaradas, e que consumido em em excesso pode causar das ou fibroses no órgão. O consumo regular de refrigerantes também pode combater a gordura no fígado, problema comum em pessoas que abusam dos drinques com freqüência.

O estudo, coordenado pelo professor Manal Abdelmalek, professor de gastroenterologia e hepatologia da Universidade, avaliou 427 adultos com esreatose hepática não alcoólica. O resultado mostrou que quem bebia mais refrigerante no dia a dia tinha mais cicatrizes e fibroses no fígado.

A esteatose hepática não alcoólica atinge cerca de 30% dos adultos no ocidente. O quadro é caracterizado pelo acúmulo de células gordurosas no fígado, que podem causar inflamação e fibroses. O dano é similar ao causado por pelo consumo pesado de álcool.

- Infelizmente, ainda não há um tratamento definido para quem tem este tipo de gordura no fígado. O que podemos fazer é descobrir o que causa o problema e mudanças de hábito. Baixar o consume de refrigerantes é uma importante medida para proteger o fígado – afirma Abdelmalek.

O consumo de xarope de frutose está associado ao aumento da obesidade em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. A substância passou a ser usada na indústria alimentícia na década de 1970, quando descobriram que ela poderia ser uma alternativa mais barata ao açúcar.

http://oglobo. globo.com/ vivermelhor/ mat/2010/ 03/19/refrigeran te-pode-causar- tantos-danos- ao-figado- quanto-bebida- 916116081. asp

Obs: esse texto foi me mandado por e-mail, por Alexandre Pimentel, que é naturólogo, escritor e palestrate. abaixo o blog dele.

http://curriculopimentel.blogspot.com/

2 comentários:

Unknown disse...

menome e maria pressiso saber como combater esse pobrema que e gordura no figado vcs.medicos tem que descubre um madicamento pelo menos pra combater espero resposta por favor.

Blog Ensaio por 3 disse...

ok minha querida, não sou médico por isso não posso lhe passar uma receita/ medicamento, então lá vai um site especializado no assunto. Mais não esqueça de procurar um médico: http://www.tratamentodofigado.com.br/?gclid=CPKhmNCS46YCFYnt7QodHHKI0w

Postar um comentário