O GLOBO- Publicada em 19/03/2010
Um estudo divulgado essa semana pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostra que os refrigerantes podem ser tão ruins para o fígado quanto as bebidas alcoólicas. O vilão é o xarope de frutose de milho, presente em quase todas as bebidas açucaradas, e que consumido em em excesso pode causar das ou fibroses no órgão. O consumo regular de refrigerantes também pode combater a gordura no fígado, problema comum em pessoas que abusam dos drinques com freqüência.
O estudo, coordenado pelo professor Manal Abdelmalek, professor de gastroenterologia e hepatologia da Universidade, avaliou 427 adultos com esreatose hepática não alcoólica. O resultado mostrou que quem bebia mais refrigerante no dia a dia tinha mais cicatrizes e fibroses no fígado.
A esteatose hepática não alcoólica atinge cerca de 30% dos adultos no ocidente. O quadro é caracterizado pelo acúmulo de células gordurosas no fígado, que podem causar inflamação e fibroses. O dano é similar ao causado por pelo consumo pesado de álcool.
- Infelizmente, ainda não há um tratamento definido para quem tem este tipo de gordura no fígado. O que podemos fazer é descobrir o que causa o problema e mudanças de hábito. Baixar o consume de refrigerantes é uma importante medida para proteger o fígado – afirma Abdelmalek.
O consumo de xarope de frutose está associado ao aumento da obesidade em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. A substância passou a ser usada na indústria alimentícia na década de 1970, quando descobriram que ela poderia ser uma alternativa mais barata ao açúcar.
Obs: esse texto foi me mandado por e-mail, por Alexandre Pimentel, que é naturólogo, escritor e palestrate. abaixo o blog dele.
2 comentários:
menome e maria pressiso saber como combater esse pobrema que e gordura no figado vcs.medicos tem que descubre um madicamento pelo menos pra combater espero resposta por favor.
ok minha querida, não sou médico por isso não posso lhe passar uma receita/ medicamento, então lá vai um site especializado no assunto. Mais não esqueça de procurar um médico: http://www.tratamentodofigado.com.br/?gclid=CPKhmNCS46YCFYnt7QodHHKI0w
Postar um comentário