Início

domingo, 1 de agosto de 2010

Hoje é agosto.




Por Ramon Morays


Hoje começa agosto, o oitavo mês do calendário gregoriano e tem esse nome por ser variado de uma homenagem ao imperador romano César Augusto que com inveja não queriam perder nada para seu irmão, nem o trono, nem as homenagens e queria um mês do ano como seu e até os dias ele queria igual.

Agosto para muitos é o mês do desgosto, visto que é um mês cheio de morte, e muita gente famosa. O rei do baião Luiz Gonzaga, o Jornalista e fundador das organizações Globo Roberto Marinho, o escritor baiano Jorge Amado.

No dia 22 de agosto o Brasil perdia dois grandes gênios só que em áreas diferentes, o cineasta baiano Glauber Rocha que levou a seca e a miséria do nordeste para o mundo toda assistir, fazendo assim o chamado cinema novo, como uma revolução cultural. No outro o grande presidente Juscelino Kubitschk, mais conhecido como JK que construiu Brasília no meio do nada onde só havia mato e sol, se consagrando como um dos maiores políticos que esse país já viu.

No dia 24 de agosto onde a superstição anda lado a lado com o medo, morrera também Getúlio Vargas com um tiro no coração para entra na história, nesse dia para os nordestinos é o dia que o diabo anda a solta para levar todos que quiserem com eles e também é dia da sogra. Cruz-credo! Um colega meu uma vez falou que agosto é azarado mês, que seu patrono César Augusto morreu nesse mês.

Mais agosto não é só desgosto nesse mês nasceu Ney Matogrosso (1°), Josué Montello (21), Madre Tereza de Calcutá (27) e tantas outras personalidades que agora dar um branco na memória.

Apesar de tudo isso gosto desse mês, porque nesse eu ganhei a liberdade de poder ir e vim e conhecer minha cidade. Além do mais nesse mês vou ao cemitério cantar músicas do Raul seixas por que esse também faleceu em agosto. Então não adianta superstições, morte de gente ilustre, esse mês é um mês comum, só diferencia que chega mais perto do ano acabar!

0 comentários:

Postar um comentário